terça-feira, 17 de novembro de 2009

Terence McKenna - Principais ideias I


McKenna teorizou que, como a selva Norte Africana diminuiu perto do final da última era glacial, dando lugar a pastagens e savanas, um ramo de nossos antepassados primatas que habitavam arvores deixaram a copa florestal, e começaram a viver em áreas abertas fora da floresta. Lá, eles experimentaram novas variedades de alimentos, e adaptaram-se, física e mentalmente, ao seu novo ambiente.

Entre os novos itens alimentares encontrados neste novo ambiente, um deles foram cogumelos contendo psilocibina crescendo perto do esterco de gado que ocupou as novas savanas e pastos desse momento. McKenna, referenciando a investigação de Roland L. Fisher, afirmou que a melhoria da acuidade visual foi um efeito da psilocibina em doses baixas, e supôs que esta teria conferido uma vantagem adaptativa. Ele também alegou que os efeitos de doses um pouco maiores, incluindo a excitação sexual, e, ainda maiores doses, alucinações, êxtase espiritual e glossolalia (Falar em uma língua previamente desconhecida pelo orador) deu vantagens evolutivas, ao nível da selecção natural, para os membros das tribos que faziam uso de cogumelos. Houve muitas mudanças provocadas pela introdução deste cogumelo psicoativo a dieta primata. Nomeadamente, uma maior coesão do grupo ou tribo, através de rituais xamânicos regulares, aumentando exponencialmente os comportamentos de cooperação dentro do grupo, tornando assim o grupo mais eficiente em ultrapassar os desafios impostos pelo seu meio natural.

McKenna diz, por exemplo, que a sinestesia (A diminuicão das fronteiras entre os sentidos) causada pela psilocibina levou ao desenvolvimento da linguagem falada: a capacidade de formar imagens na mente de outra pessoa através do uso de sons vocais.

Cerca de 12.000 anos atrás, mais mudanças climáticas removeram os cogumelos contendo psilocibina, da dieta humana. McKenna argumentou que o evento resultou num novo conjunto de profundas mudanças na nossa espécie, regredindo a humanidade para a anterior estrutura social, brutal e primata, que tinham sido modificadas e/ou reprimida por consumo freqüente de psilocibina.