quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O que é a Permacultura?

Na perspectiva "Permacultural" poluição é simplesmente energia no sitio errado.
 
Podemos definir Permacultura como "imitar a natureza, de forma a criar ecossistemas auto-suficientes e sustentáveis para humanos, animais, plantas e toda a vida em geral". Como filosofia que também pode ser, Permacultura é "Cuidar da terra, cuidar das pessoas, limitar o consumo & partilhar justamente".
 
Design em permacultura significa associar os diferentes elementos, de por exemplo uma pequena quinta agrícola, de forma a que tenham mais do que uma utilidade e que se beneficiem entre si, e a todas as formas de vida. Cada elemento de um sistema pode ser optimizado para produzir mais do que consome.
 
No que toca à horta em Permacultura, as plantas anuais perdem importância, sendo mais fomentado a instalação de perenes e florestas de alimentos, onde vários níveis de vegetação produtiva cobrem a paisagem. Árvores frutais de copa alta fornecem sombra a arbustos que por sua vez protegem plantas mais rasteiras.Trepadeiras como vinha ou maracujá utilizam as árvores para crescer e chegar à luz.
 
É um processo contínuo e uma experiência de vida. Visa criar sustentabilidade individual e colectiva, criando e recriando
ecossistemas que providenciam abrigo, comida, água, energia, e não menos importante, comunidade, criatividade e espiritualidade. 


Permacultura Portugal 

A Toca do Rebento