quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Casa do grevista" ocupada e desalojada em Lisboa

Algumas pessoas ocuparam um prédio na Rua de São Lázaro, em Lisboa. O "Colectivo Matéria Bruta", que participou numa manifestação que ontem, no final da tarde da Greve Geral em Lisboa, juntou algumas centenas de pessoas, ocupou este espaço devoluto no centro da cidade e que é propriedade da Câmara Municipal. A ocupação ocorreu ainda ontem e para hoje estava previsto um jantar no local.



A "Casa do grevista", ocupada ainda durante o dia de ontem, foi, no entanto, desalojada no final da tarde de hoje, conforme mostra o vídeo acima. A polícia retirou os ocupas e deteve 9 pessoas, que já foram entretanto libertadas.


Esta ocupação, como se percebe até pelo som do vídeo, mereceu o apoio dos vizinhos, que contestam a presença deste prédio devoluto. Esta é uma triste realidade no país e, em particular na cidade de Lisboa: muitas casas devolutas, ocupando espaço e apenas servindo os interesses da especulação, enquanto milhares de pessoas são empurradas para fora da cidade ou sujeitas aos mercados de aquisição ou aluguer, que afastam grande parte da população.


notícias aquiaqui ou aqui.