quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Gregory Colbert, Criador de Ashes and Snow


“Ao explorar a linguagem e a sensibilidade poética comum a todos os animais, meu trabalho tenta redescobrir um universo outrora compartilhado com harmonia pelos seres humanos e os animais. As imagens reflectem um mundo que não tem começo nem fim, que não se situa aqui nem ali, que não está no passado nem no presente.”
—Gregory Colbert, Criador de Ashes and Snow

Ashes and Snow, de Gregory Colbert, é um projecto em andamento que entrelaça diversos trabalhos fotográficos, filmes 35 mm, instalações artísticas e um romance epistolar. Com profunda paciência e um inabalável compromisso com a natureza expressiva e artística dos animais, Colbert capturou momentos de extraordinário contacto entre seres humanos e animais.

Sua iconografia animalista do século XXI inclui espécies totémicas de várias regiões do mundo. Desde que iniciou a criação de sua singular obra Ashes and Snow, em 1992, o artista realizou expedições para regiões como Índia, Egipto, Burma, Tonga, Sri Lanka, Namíbia, Quénia, Antárctida, Açores e Bornéu, colectando imagens que ele perpetuou em fotografias e filmes.

O título Ashes and Snow faz referência ao componente literário da exposição — o relato fictício de um homem que, ao longo de uma viagem de um ano, escreve 365 cartas à esposa. A origem do título é revelada na 365a carta. As fotografias e o longa metragem de uma hora, realizados por Colbert, constituem livres interpretações dos encontros e experiências descritos pelo narrador em suas cartas.

Obra de incomparável valor. A visitar.